Jardim de inverno

Jardim de Inverno: Seu refúgio verde dentro de casa

árvores, aumento, caminho

Foto Créditos: Pexels https:// www. pexels .com /pt-br/foto/ao-ar-livre-arvores-aumento-caminho-1055408/

Sabe aquele ambiente interno, como uma pequena floresta, que aparece em casas elegantes iguais às da novela das oito? Eles são chamados de Jardim de Inverno, e não possuem esse nome por acaso. Criado com a intenção de trazer um pouco de verde para dentro de moradias localizadas em regiões muito frias, os jardins de inverno proporcionam um maior contato com a natureza mesmo nos dias que não se pode sair de casa. Hoje, no entanto, assumem outras funções que vão além da beleza, como por exemplo gerar maior iluminação, ventilação e conectar cômodos da casa.  

Apesar de sua elegância e versatilidade, os jardins de inverno podem ser construídos por você mesmo, basta ter a sua disposição um pouco de tempo e dedicação. No post de hoje, ensinamos o passo-a-passo para montar o seu próprio jardim de inverno. Confira:

  1. Escolha o espaço ideal
arquitetura, assentos, bancos

Créditos da Foto: Pexels https:// www. pexels .com /pt-br/foto/arquitetura-assentos-bancos-cadeiras-827518/

Os jardins de inverno são ótimas alternativas tanto para quem mora em casas quanto para quem mora em apartamentos. A única diferença é que em casas há a possibilidade de montar um jardim de inverno externo, com redoma de vidro temperado ou outro tipo de material. O ideal, neste caso, é que ele possua uma porta ou possa ser aberto na parte de cima, sempre levando em consideração a segurança para que não haja a possibilidade de alguém invadir a casa por meio desse acesso. Outro detalhe é, de preferência, contar com uma pequena inclinação no telhado do jardim de inverno para não acumular chuva, e com uma calha para que a água seja conduzida para um local adequado.

No caso de ambientes internos, abuse da criatividade e crie jardins de inverno anexos à sala, banheiro e até mesmo quartos. Você também pode montar um ambiente decorado com plantas embaixo da escada, no vão onde ninguém costuma passar. Para garantir a saúde das plantinhas, no entanto, certifique-se que há uma abertura grande de vidro na área onde a luz possa entrar. Se não, invista em iluminação zenital, como claraboias.

Uma maneira inteligente de conectar cômodos e evitar irregularidades na construção da sua casa, é criando jardins de inverno em afastamentos. Por exemplo, se você tem dois ambientes que precisam ser construídos até a divisa do seu terreno, você não pode construir um terceiro cômodo no meio com a janela virada para o seu vizinho, ou ele pode denunciar como irregularidade por invasão de privacidade. Assim, o jardim de inverno torna-se uma alternativa bonita e agradável.

Fonte: PLANARQ Campos

Cada cidade possui sua regra quanto à afastamentos, sendo assim, o ideal é pedir ajuda de um arquiteto para saber se a sua casa está adequada. Casas localizadas nos bairros centrais do município de Cabo Frio, por exemplo, devem possuir afastamentos laterais de no mínimo 2,5m, com soma mínima de 6m, frontal de 5m e 5m também para afastamento de fundo. Se você está procurando por uma casa a venda na cidade de Cabo Frio, clique aqui e veja mais

Por fim, tome cuidado na escolha do local que você montará o seu jardim de inverno, evitando locais que possam impedir a entrada ou passagem de pessoas ou que peguem muito vento e que podem deixar o cômodo sujo. Leve em consideração também se crianças ou animais de estimação têm acesso fácil ao jardim de inverno para então definir quais plantas e acessórios você utilizará para montá-lo. 

  1. Escolha as plantas e adereços
atraente, aumento, bonito

Foto: Pexels https:// www. pexels. com /pt-br/foto/ao-ar-livre-atraente-aumento-bonito-1382392/

Assim que o espaço para o jardim de inverno for definido, está na hora de encher de adereços e plantinhas. Para fazer uma escolha sábia do tipo certo de planta, leve em consideração a quantidade de luz que local recebe. Se for um local que recebe luz constante e direta, invista em plantas pendentes como samambaias, ou flores como lavanda cravos e açucenas. Folhagens que se comportam bem em espaços com pouca luz são variedades de columéia e hera, além da café-de-salão e difembáquia. Pense também na quantidade de tempo que você terá para cuidar das plantas e lembre-se que algumas espécies atraem insetos como mosquitos e abelhas. Na dúvida, converse com um paisagista ou florista para escolher a opção mais adequada. 

A disposição das plantas dependerá do seu gosto pessoal, podendo-se investir em vasos de diferentes cores e materiais, jardineiras de metal ou painéis de madeira, tanto horizontais quanto verticais, sob paredes. Para o chão, crie, de preferência, um espaço delimitado com tijolos ou o seu material de preferência e utilize casca de pinho, pedriscos, tablados de madeira etc.

  1. Dê o seu toque especial!
aumento, balde, caçamba

Foto: Pexels https:// www. pexels. com /pt-br/foto/ao-ar-livre-aumento-balde-cacamba-1660533/

Jardins de inverno não precisam ser previsíveis, nem limitados. Na verdade, eles devem transparecer um pouco da personalidade de quem mora na casa. Por isso, não deixe de investir nos seus objetos favoritos para tornar este um cantinho especial. Se você gosta de ler, pode posicionar uma poltrona e uma pequena estante ao lado do seu jardim para que este se torne um local tranquilo para prática do hábito da leitura. Se você está começando a investir em uma alimentação mais natural e orgânica, já pensou em criar uma hortinha no seu jardim de inverno? Temperos são fáceis de cuidar e podem servir como belos enfeites.

As paredes ao redor do seu jardim ganham mais vida ao investir em certos papeis de parede ou revestimentos de madeira, pedra ou tijolos. Espelhos são uma outra alternativa muito interessante para expandir espaços e refletir verde em dobro na sua casa. 

Seguindo esses simples passos você conseguirá montar um jardim de inverno do seu estilo e poderá desfrutar de todos os benefícios que um refúgio verde traz para dentro de casa. Se alguma dúvida surgir no meio do processo, entre em contato com profissionais da área de arquitetura e paisagismo que possam te auxiliar da melhor maneira.