Material de construção: O que é drywall?

Está construindo ou reformando? Saiba mais sobre o material de construção, drywall, que pode ser uma alternativa para você substituir a parede de alvenaria.

Parede em drywall sendo construida

Para quem está construindo ou reformando, é preciso pensar em todas as alternativas existentes e analisar qual a melhor opção para o seu projeto. Se o seu objetivo é encontrar uma solução para substituir a parede de alvenaria, o drywall é o material de construção que recomendamos para você.

Por ser um produto versátil, que não agride o meio ambiente e que garante resistência na construção, além de ser rápido e fácil de ser instalado, a parede de gesso é a solução que você tanto procura para a sua casa. 

Ficou interessado e quer saber mais? Ao longo do texto vamos te explicar um pouco mais de como e onde o drywall pode ser utilizado, as principais vantagens dessa material de construção e quais os cuidados que se deve tomar na aplicação.

O que é drywall?

A parede de gesso é uma chapa composta por um miolo de gesso e a face de papel cartão. Em algumas versões, a parede de gesso também apresenta enchimentos de lã para melhorar tanto o isolamento térmico, como o acústico. Por esse motivo, é uma ótima opção para quem não quer construir parede de alvenaria, além de ser um produto barato – logo mais falaremos mais sobre isso.

Os tipos de drywall e suas funções

Existem três tipos no mercado: chapa branca (ST), rosa (RF) e verde (RU). Sendo a primeira recomendada para ser usada em ambientes secos, ou seja, pode ser aplicado na sala, quartos, corredores e até mesmo como divisória de ambientes. A chapa branca também é ótima para forros ou confecção de nichos e prateleiras.

A rosa é resistente ao fogo, o que pode ser uma alternativa para a cozinha, por exemplo, ou nas áreas de lareira e churrasqueira. Já a verde é específica para áreas úmidas que podem ser utilizadas na lavanderia e no banheiro.

Parede de Drywall sendo feita

Vantagens de usar esse material de construção no seu projeto

Como já vimos que é um produto extremamente versátil, vamos abordar outras vantagens, como por exemplo o preço. O drywall se comparado com as paredes de alvenaria tem ótimo custo-benefício e deixa a sua obra de 10% a 15% mais barata. 

Além disso, por ser um material de construção leve, não precisa que seja construído uma base para sua aplicação. E não agride o meio ambiente, como outros materiais de construção.

Entre outras vantagens estão a facilidade no corte; esconde instalações elétrica e hidráulicas em sua estrutura interna e garante maior agilidade de aplicação, o que também reduz o tempo da sua obra. 

E como falamos anteriormente, o drywall com enchimento de lã deixa o ambiente com conforto térmico e isolamento acústico.

Cuidados com o drywall

Primeiro de tudo, você precisa saber que a parede de gesso suportam até 10 kg/m², então precisa tomar cuidado ao pendurar objetos ou prateleiras, por exemplo. Por esse motivo, se você quer colocar mais do que esse peso que ele suporta, é preciso colocar reforços no interior da parede, com madeira ou chapas metálicas.

Outro cuidado muito importante é com a chapa verde, que precisam de revestimento, seja de cerâmica, porcelanato, pastilhas ou até mesmo tinta antimofo.

Viu só como o drywall pode ser uma ótima alternativa para a sua construção ou reforma? Não se esqueça que para uma obra ser bem sucedida, você precisa fazer um bom planejamento, além de comprar produtos de qualidade e contratar profissionais da sua confiança, ou que tenham especialidade em aplicação de drywall.

Assim você garante que tudo será realizado da maneira certa e evita dores de cabeça durante e depois do processo de reforma. Esperamos que esse artigo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre esse material de construção. Até a próxima!